"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

19 DE FEVEREIRO DE 1473, NASCIMENTO DE NICOLAU COPÉRNICO

 




O Renascimento europeu, impulsionado por alguns fatores como a invenção da imprensa por Gutemberg (1491) , a releitura dos autores gregos e a descoberta da América em 1492, manifestou-se nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
 
A arte literária, por exemplo, é representada por nomes como Dante Alighiere e William Shakespeare; na pintura destacam-se, entre outros, nomes como o de Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michellangello, El Greco e Boch.
 
Na astronomia, o Renascimento teve seu principal representante na figura de Nicolau Copérnico. Este astrônomo polonês, nasceu em Torum, em 1473.
Capa publicação Copérnico.jpg (46805 bytes)
Página publicação Copérnico.jpg (67769 bytes)
O tratado pronto foi dedicado ao Papa III, para amortecer o impacto que provocaria na Igreja Católica. Havia ainda um prefácio afirmando que ele nada inovaria e serviaria apenas para ajudar o uso das tábuas planetárias.
 
Este tratado revolucionário rivalizava com o Almagesto de Ptolomeu que regia a astronomia com a aceitação da Igreja Católica, por quase quatorze séculos. A Igreja "mandava" nas ciências, na época. Todas as teorias e inovações tinham que ter o aval dessa instituição.
 
Sistema Copérnico
Diagrama do esquema do Universo de Copérnico
Em 5 de março de 1616, após a confirmação de Galileu, o clero interditou o livro de Copérnico.
 
O manuscrito original de sua obra "De Revolutionibus" permaneceu com o autor até sua morte em 24 de maio de 1543 e atualmente esta localizada na biblioteca do Collegium Maius em Cracóvia, juntamente com os instrumentos por ele utilizados.
 
Mais tarde , Kepler, se apoiando nas idéias de Copérnico, fixou as três leis que regulam o movimento dos planetas em volta do sol.
Caberá mais tarde a Isaac Newton com suas teorias sobre a grande lei de gravitação dos corpos, explicar o equilíbrio dos corpos celestes.
19 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário