"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 5 de julho de 2013

"FAB VIROU UMA 'CASA DA MÃE JOANA' COM ASAS"

 
A Força Aérea Brasileira ganhou uma incômoda aparência. Com pouca força e cada vez mais brasileira, virou uma espécie de casa da mãe joana com asas. Além dos mandarins do Congresso, também o ministro da Previdência, senador licenciado Garibaldi Alves, usou jato da FAB com finalidades recreativas.
Voou do Ceará para o Rio com o propósito de assistir ao triunfo da seleção brasileira no Maracanã.
As autoridades enviam o bom senso para os ares num instante em que virou moda cultuar o poder de mobilização dos jovens. Poder de mobilização é quase um paradoxo. Só faz mobilização quem não tem poder. Vai ficando demonstrado que o poder de fazer barulho na rua é poder nenhum.
Os políticos estão tão ocupados em ouvir a voz do meio-fio que não têm tempo para o recato. Esquecem de maneirar.
05 de julho de 2013
Josias de Souza, UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário