"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

E SE FOSSE NO BRASIL?


Luis Bárcenas, figurão da política espanhola, chegou para depor nesta semana em Madri. O ex-senador e ex-tesoureiro do governista Partido Popular por vinte anos é pivô de um escândalo de caixa dois.
Se fosse no Brasil, não tenhamos dúvida, Bárcenas estaria em carro blindado, com vidros enegrecidos, e entraria  no tribunal por alguma porta lateral.
A Espanha , embora não seja imune à corrupção, mantém saudável rigor. No fim de junho, Bárcenas foi mandado à prisão, sem direito a fiança, e de lá saiu - de camburão - para prestar contas à Justiça.

01 de agosto de 2013
Veja, Ricardo Setti

Nenhum comentário:

Postar um comentário