"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 5 de maio de 2012

POR QUE NÃO UM AERODILMA MADE IN EMBRAER?

A respeito da insistência do governo em comprar um avião para conduzir a presidente Dilma Rousseff, com maior autonomia de vôo do que o AeroLula, não seria relativamente fácil a Embraer adaptar num lindo ERJ-195, instalando tanques extras no corpo da aeronave, para ter uma autonomia de 24 horas ou 20.000 km?

Acabei de ler “A volta por cima” de Margi e Gérard Moss, que deram a volta ao mundo num monomotor Sertanejo de seis lugares da Embraer, e no Oceano Pacífico fizeram uma perna de 3.680 km até com ventos de proa, com tanques extras adaptados por eles mesmos.

Seria muito prestigioso para nossa indústria a presidente Dilma Rousseff chegar em qualquer país, num avião fabricado por empresa genuinamente brasileira. Isso sim seria honrar Santos-Dumont, o maior dos pais da Aviação.

05 de maio de 2012
Flávio José Bortolotto

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