"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 5 de maio de 2012

A PRESIDENTA É TRANSPARENTA?



A Presidenta é Transparenta? A rima dói no ouvido. Mas a pergunta é pertinente. Foi deixada no ar no vídeo intitulado “Hillary, Dilma e o uso da transparência no combate à corrupção”, de autoria do engenheiro João Vinhosa.

Em tal vídeo, cujo link se encontra ao final, Vinhosa comenta a disparatada declaração da Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, segundo a qual Dilma – por sua transparência e sua luta contra a corrupção – “está estabelecendo um padrão mundial".

É para Hillary ou para chorar? Conforme o autor, as palavras de Hillary, que elevaram Dilma à condição de “musa da transparência”, fazem lembrar a fábula “O corvo e a raposa”. Para que seja analisada a situação, segue um resumo da fábula.

Um corvo pousou em uma árvore, com um pedaço de queijo no bico. Uma raposa o viu e quis apoderar- se do queijo. Para tanto, começou a elogiar a beleza do corvo, dizendo que ele merecia ser o rei dos pássaros. Mas, para ser o rei, disse a raposa, ele deveria mostrar que sabia cantar. Querendo provar seu valor, o corvo abriu o bico para cantar.
O queijo caiu-lhe da boca e foi ao chão. A raposa apanhou o queijo e agradeceu ao corvo. Moral da história: Desconfie dos bajuladores; eles sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.

Para completar a analogia com a fábula – na qual Hillary representa a raposa e Dilma o corvo – resta saber quem é o queijo: os caças da Força Aérea Brasileira, o acordo de livre comércio Brasil-EUA ou uma terceira opção?

Com a finalidade de demonstrar que o elogio de Hillary deve ser desconsiderado, o vídeo destaca os procedimentos de Dilma com relação à Gemini – sociedade altamente lesiva ao interesse público, constituída na área energética, no período em que a atual presidenta comandava tal área com absolutos poderes.

E o que dizer da manifestação do Ministério Público Federal (MPF) diante da denúncia de Vinhosa sobre o uso de tráfico de influência para blindar a Gemini?

Além de arquivar referida denúncia, o MPF, praticamente, imputou a Vinhosa o grave crime de calúnia contra a Presidenta da República.

Estranhando o fato de não ter ainda sido processado, Vinhosa afirmou que continua à espera de uma intimação judicial para aniquilar as distorcidas interpretações do MPF.

Diante das graves acusações contidas no vídeo (http://youtu.be/DKkN-sXxA4c), torna-se inevitável concluir: ou Dilma esclarece o acontecido com a Gemini, ou deve se abster de falar em transparência. A não ser que a Presidenta se ache realmente transparenta.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.
05 de maio de 2012
Jorge Serrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário