"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 14 de julho de 2012

APLAUSOS PARA A MINISTRA ELIANA CALMON

Ministra Eliana Calmon é agraciada com o Prêmio Itamar Franco, por sua atuação em benefício do interesse público
Uma honraria mais do que merecida. A Sociedade pela Responsabilidade Pública (SRP) conferiu à Ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Prêmio Itamar Franco, atribuído a servidores públicos exemplares, que se destacam no cumprimento de suas funções, notadamente por enfrentar o corporativismo e os privilégios no governo.

A escolha da ministra para o Prêmio Itamar Franco de 2012 deve-se ao seu trabalho pelo aperfeiçoamento da Justiça no Brasil, em especial por sua bravura na luta pela moralização da magistratura. O Prêmio, que está sendo outorgado pela primeira vez, foi atribuído à ministra por unanimidade pela Diretoria da entidade.

A Sociedade pela Responsabilidade Pública foi criada em 2011 e tem como objetivos principais acolher e apoiar reclamações de cidadãos e organizações com vistas a reivindicar reparações junto ao poder público e atribuir a autoridades e servidores em geral eventuais responsabilidades por omissão, incúria ou dolo.
A entidade busca também incentivar práticas e projetos que busquem a melhoria dos serviços públicos e o fim dos privilégios de servidores que não condizem com o estado democrático de direito.
Mário Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário