"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 22 de setembro de 2012

SURGEM NOVOS RUMORES SOBRE A PRECÁRIA SAÚDE DE CHÁVEZ

CHÁVEZ DESAPARECE DE CENA A DUAS SEMANAS DA ELEIÇÃO E SURGEM NOVOS RUMORES SOBRE SEU PRECÁRIO ESTADO DE SAÚDE
A 16 dias da eleição presidencial na Venezuela, o caudilho Hugo Chávez cada vez fica mais longe de seus eleitores, conforme anota o site S.O.S. Chávez. O caudilho até agora não visitou 13 Estados. Os venezuelanos quando vêem Chávez é apenas nas peças de campanha criadas pelo marketeiro de Lula, João Santana, ou ainda nas cadeias tele-radiofônicas obrigatórias.
O desaparecimento de Chávez da cena pública venezuelana a cerca de pouco mais que duas semana da eleição só tem uma explicação: seu precário estado de saúde em função, segundo se informa, do avanço de câncer agressivo.
Mas sobre a saúde do tiranente o governo não emite um pio. Como o cargo de vice-presidente é uma nomeação do candidato vitorioso no pleito, a doença de Chávez continua gerando incertezas. Ainda que possa sobreviver por mais tempo, ninguém tem certeza se poderá efetivamente governar o país.
Soma-se a essa incerteza o fato de que Chávez está cada vez mais inchado. Seu pescoço já sumiu. Fala-se insistentemente de que poderia também estar sofrendo da síndrome de Cushing em razão das altas doses de esteróides que lhe aplicam para aplacar os efeitos do tumor.
Transcrevo, no original em espanhol, parte do post do site S.O.S Chávez, cuja finalidade é informar os cidadãos venezuelanos sobre as notícias referentes à saúde do caudilho, com link ao final para leitura completa:
EN ESPAÑOL - Recientemente, reportamos que la campaña del paciente moribundo se ha hecho casi exclusivamente por la televisión. Mientras Capriles hace una gira por el país para pedirles a los venezolanos sus votos, Chávez ni siquiera ha pisado 13 estados. De hecho, recientemente ha sido casi completamente incapaz de hacer campaña a causa del empeoramiento de su salud, pero incluso cuando sale de su fortaleza médica, se queda cerca. El paciente ha ignorado a la gente del occidente y del oriente del país. Pero cuando Capriles tiene la ventaja sobre Chávez en las encuestas y con sólo 16 días antes de las elecciones, ¿por qué limitaría su campaña a cadenas obligatorias y visitas escasas al centro del país?

La respuesta más obvia es su salud, la cual generalmente impide que Chávez salga de su palacio y pase tiempo con venezolanos en otras partes del país. Tampoco es capaz de hacer sus cargos más básicos, como por ejemplo el consejo de ministros donde fue incapaz de participar. Desde hace unas semanas, los venezolanos han visto el deterioro de la apariencia de Chávez y su falta de eventos de campaña; ahora, después de que estuvo demasiado enfermo como para dar un discurso durante su acto de campaña en Catia, es muy aparente que los síntomas de su cáncer fatal han regresado y son peores que nunca.
Haga CLIC AQUI para leer la historia completa
 
22 de setembro de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário