Tarde demais – A imprensa internacional demorou quase oito anos para perceber que era verdadeiro o alerta feito pelo ucho.info, em 2008, sobre as consequências de um governo incompetente e irresponsável como o do Partido dos Trabalhadores.
Em dezembro daquele ano, quando o então presidente Lula ocupou os meios de comunicação para pedir ao povo brasileiro que mergulhasse no consumo como forma de minimizar os efeitos da crise financeira internacional, este site afirmou sem medo de errar que o estrago seria inevitável. Duramente criticado por assessores palacianos de então, o editor lembrou que as medidas adotadas pelo governo careciam de planejamento e ações antecedentes.
Entre os pontos destacados estava a necessidade de se investir em transporte público antes de gerar novos empregos e empurrar o cidadão ao consumismo. Outros pontos aqui já relatados mereceram destaque.
Não bastasse o aumento de pessoas economicamente ativas, mudança que ocorreu da noite para o dia, quem comprou o primeiro carro e passou a enfrentar caóticos congestionamentos acabou migrando para o transporte público, o que proporcionou um quase apagão no setor.
Lula agiu de forma equivocada e responsável no vácuo da teoria de que um país desenvolvido é aquele em que o pobre tem carro, quando na verdade é o que atrai o rico para o transporte público. O Brasil não é um país de pessoas ricas, pelo contrário, mas a falta de infraestrutura levou muitas cidades brasileiras ao caos no transporte público.
Somente agora a imprensa internacional começa a dar espaço à caótica situação do transporte público na maior cidade brasileira, São Paulo, em especial no Metrô, que há muito opera no limite extremo da capacidade. E qualquer melhoria depende não apenas de investimento, mas de tempo para que os resultados apareçam.
O PT insiste em abusar da pirotecnia palaciana, acreditando que um país, por menor que seja, pode ser administrado como um boteco de porta de fábrica, sem qualquer preocupação com o planejamento. Lula conseguiu a proeza de arruinar o Brasil em apenas uma década, mas mesmo assim continua recebendo honrarias ao redor do planeta, como se fosse a reencarnação de Aladim. Sem contar a sua inconteste vocação para os escândalos de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário