"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 12 de junho de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HELIO FERNANDES

Lula: pretérito, pretendido, preferido e candidato do PT. A queda nas pesquisas preocupa Dona Dilma, mas não pelos presidenciáveis já lançados. As BTRs de Eduardo Paes matam, estão sempre atrasadas, não transportam como o cidadão-cliente esperava. Na ditadura, os censores não eram violentos e sim vigilantes.




Dizer como alguns comentaristas e ministros ultraligados (Mercadante e Fernando Pimentel), “Dona Dilma não ficou preocupada com a queda nas pesquisas”, é bobagem e tentativa de minimizar os fatos e iludir a opinião pública. Pesquisa para Dona Dilma tem valor público, que não pode ser ignorado.

Tem um significado em comparação com os adversários, ficou com 51 por cento das intenções de voto, isso é quase o segundo turno. E como dizem, “segundo turno é outra eleição”.

LULA É O ELO ESCONDIDO DA PESQUISA

Se o segundo turno é mesmo outra eleição, para Dona Dilma pode representar nenhuma eleição e o sonho desfeito de reeleição. Se ela tivesse mantido a grande vantagem, não ficasse no limite do tão indesejado segundo turno, poderia esperar com mais paciência.

Como faltam 10 meses para a desincompatibilização (não para ela), muita coisa pode acontecer. Mas é preciso manter a vantagem (ou aumentá-la) que tinha até agora.

Ela pode ser preterida dentro do PT, se ficar evidenciado que haverá segundo turno. Aí, dentro do partido, as quatro palavras que coloquei no título funcionarão inapelavelmente. O PT não quer perder o Poder. E se considerar que Dilma corre o risco de perder, Lula será aclamado. Dona Dilma então poderá escolher o futuro que quiser, aqui ou no exterior. Mas não a reeleição.

Por hoje chega de sucessão. Falta muito, como venho dizendo. Mas nada fugirá desse roteiro que tracei. Collor gostava de repetir, “o tempo é o senhor da razão”. Nunca foi tão verdadeiro quanto nessa assombrada reeleição.
 
A VERDADE É BELIGERANTE, MAS PODE NÃO SER VERDADEIRA
 
Quando magistrados e parlamentares se juntaram para criar quatro novos Tribunais Regionais Federais, Joaquim Barbosa se insurgiu, disse que eram desnecessários. (Um direito dele, de se manifestar). Mas precisava ser civilizado e verdadeiro. A civilidade não pode ser recuperada, mas a verdade tem que estar intocável e intocada.

O presidente do Supremo afirmou: “Esses quatro novos Tribunais irão custar 8 BILHÕES por ano”. Muito, realmente. Agora vem o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), combate esses Tribunais, mas diz: “Custarão 922 milhões (os quatro) por ano”.
 
O presidente do Supremo usou números mais de oito vezes aumentados. Precisa vir a público informar: se equivocou ou deformou? No primeiro caso, pode corrigir. No segundo, “contamina” tudo o que disser daqui para a frente.
 
OUTRO QUE PRECISA SE EXPLICAR É O PREFEITO PAES, DO RIO
 
Copiou o sistema de BRT, criado pelo arquiteto-governandor-prefeito Jaime Lerner em Curitiba, há mais de 20 anos. Copiar o que é ótimo, nenhuma censura, só elogios. Essas BRTs, revolução no trânsito. Mas as do Rio funcionam defeituosamente.
 
Apesar de louvadas e badaladas pelo próprio prefeito e “comunicadores” amigos, quase todo dia morre gente atropelada. As estações são distantes da rua, a sinalização péssima. Foram inauguradas apressadamente por causa da reeleição.
 
Além das mortes, os ônibus estão sempre fora de hora, superlotados, nenhuma sinalização, e um número enorme de estações que não funcionam, foram “entregues” antes de acabadas. Copiar, vá lá, mas para ajudar e não prejudicar. Assim, Paes não se elege governador em 2018.
 
JUROS ATÉ O FIM DE 2013
 
Conforme analisei aqui, 24 horas depois de o Banco Central ter elevado os juros em 0,50%, “todas as consultorias, com sócios que passaram pelo BC, avaliavam a alta em apenas 0,25%”. Mostrei com a repetição do que publicara há 10 dias, fui o único comentarista a garantir que o aumento seria de 0,50%. Ou não haveria aumento.
 
Agora, os timidíssimos consultores se transformaram em entusiastas de “aumentos-aumentados”. Isso não é redundância e sim a nova vertente da visão de economistas que não são mais técnicos. São adivinhadores, que projetam seus rumores e ruminâncias numa taxa a 9,25% até o fim do ano.
 
BILIONÁRIOS NAS BANCAS DE JORNAIS
 
Charles e David Koch são dois empresários que se situam entre os mais ricos do mundo. Atuam nos mais diversos setores, sempre ganhando fortunas e aumentando o patrimônio. Agora, pela primeira vez se interessam por jornais.
 
Deram entrevista nos EUA e deixaram claro: “Queremos lucros, não temos nem precisamos ter plataforma política ou palanque para defender idéia”. E já fizeram proposta para comprar os tradicionais “Los Angeles Times” e “Chicago Tribune”.
Muitos não acreditam. Quando Murdoch disse que ia comprar o “Wall Street Journal”, a descrença foi a mesma. É dele há muito tempo.
 
###
 
PS – Betty Faria, ótima atriz, agora com 72 anos, deu excelente entrevista a Monica Bergamo (Folha). Sobre Dona Dilma: “Está muito gorda, precisa emagrecer e contratar um “personal trainer”.
 
PS2 – Venho falando sobre isso há meses. Cheguei a dizer, “Dona Dilma está condenada a usar aquelas batas horríveis, parece um clone de Angela Merkel”. Menos na parte administrativa ou de gerente.
 
PS3 – José Guilherme Schossland, obrigado pela tua límpida narrativa e pela lembrança de fatos tão distantes, mas rigorosamente verdadeiros.
 
PS4 – O que você conta sobre os censores, excelente. Geralmente cumpriam ordens, não eram violentos, mas vigilantes. Que tempos. Gostaria que todos aqui mesmo, contassem histórias como a de José Guilherme, úteis e interessantíssimas.
 
PS5 – Wilson Batista Júnior, o orçamento IMPOSITIVO seria “a salvação da lavoura”, como se diz nas maiores dificuldades, Tão bom que Afonso Arinos (com quem tive grandes e diárias conversas antes da mudança da capital, ele era um mestre em tudo), gastou quase 40 anos da vida e não conseguiu fazer essa mudança importantíssima. E jamais conseguiremos.
 
PS6 – Anteontem, Eike Batista, segunda, e ontem, terça-feira. Eike Batista vendeu ações adoidado. Principalmente da OSX, empresa que inicialmente era a mais importante do grupo.
 
PS7 – Deve estar desesperado e sem dinheiro. Com a Bolsa em queda há muito tempo (nem falo de ontem), devia estar comprando, para fazer “média”. Não demora a Bolsa irá subir
 
PS8 – Está imitando os países da UE (União Europeia), que para “emprestar” dinheiro aos que entraram em crise, impunham política “suicida”, chamada de austeridade. Critiquei a UE, Eike Batista  vai pelo mesmo caminho.

12 de junho de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário