"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 1 de julho de 2013

NÃO ABUSE DA COMEMORAÇÃO!


 
Com a conquista da Copa das Confederações, certamente as ratazanas do poder tentarão distrair o povo por mais 15 dias no intuito de montarem novas artimanhas contra o movimento que busca a recuperação de nossa dignidade agora pisoteada. O noticiário vai ficar focado em retrospectivas dos jogos realizados e nas entrevistas com cada jogador que ajudou na conquista do brilhante título. Além de justificarem os exorbitantes gastos efetuados na construção dos “elefantes brancos”.
Comemoremos o título por 1 ou 2 dias mas não nos deixemos enganar pelas tramas montadas pelos pilantras que se sustentam pela “estabilidade” produzida pela mídia parceira deles. Continuemos empenhados na elaboração das questões do possível plebiscito. Bem como das ações que DEVEM ser tomadas independentes da pesquisa. Nosso PIB e nosso IDH não se elevarão com a taça conquistada.
A recuperação do prestígio de nosso futebol só depende do empenho de nossos bons atletas.
A elevação de nossa terra ao nível de país decente depende de uma enorme batalha que o povo sofrido ainda terá de suportar.
  
Apesar da alegria reinante pelo título conquistado e de vocês atletas já estarem com suas finanças resolvidas, ofereçam seu apoio explícito ao nosso movimento pela recuperação de nosso direito de ser respeitado pelo “estado dominante” que está apodrecido.
O Brasil enfermo precisa do remédio que SOMENTE nossa união pode produzir

01 de julho de 2013
Haroldo P, Barboza é Professor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário