"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 16 de julho de 2013

RECESSO

Patético o Sr. Renan Calheiros, Presidente do Senado, quando, às vésperas do imerecido recesso parlamentar, declarou que o Legislativo estava fazendo a sua parte e, pasmem, que o Parlamento, a partir das recentes manifestações de rua, vinha sendo pautado pelos anseios da sociedade.
 
Esqueceu-se de acrescentar que tal atitude é o mínimo que se espera de um Congresso realmente preocupado com o interesse público, sem que para isso a população precise se mobilizar de maneira angustiada.
 
Deveria lembrar-se também que o Senado passou ao largo do que esperava a sociedade quando o elegeu para o cargo que ocupa hoje. Na verdade, é bom nem fazer-se  um retrospecto das pautas de uns quatro meses atrás.
 
A conclusão inevitável a que se chegaria é que a sociedade àquela época era um pequeno detalhe. Quem garante que, quando a poeira baixar, se baixar, não voltará  a ser?
Cabe ao povo manter a poeira no ar.

16 de julho de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra Reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário