Ministro disse que 'situações arbitrárias' criadas pela Espanha afetam 'pessoas que têm a documentação em dia'.
A partir desta segunda-feira, 2, o governo brasileiro vai aumentar a restrição à entrada de espanhóis que vierem ao país. Trata-se do início oficial de um programa que vai adotar o princípio da reciprocidade, uma resposta aos relatos de brasileiros que vêm sendo barrados em aeroportos da Espanha.
Os espanhóis que chegarem ao Brasil agora terão que mostrar passaporte válido por seis meses, bilhete aéreo de ida e volta, comprovação de recursos para estadia e hospedagem garantida. Essas são as mesmas exigências feitas aos brasileiros que viajam para a Espanha.
A troca de acusações de maus tratos a turistas entre Brasil e Espanha já dura dois anos. O Itamaraty diz que, em 2007, 3.013 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri, em 2008, 2.196, em 2009, foram 1.714 e, em 2010, 1.695. Ainda não há dados oficiais referentes ao ano passado.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse em entrevista ao jornal espanhol El País que “as situações arbitrárias” criadas pela Espanha afetam “pessoas que têm a documentação em dia e são levadas a uma sala separada do aeroporto [de Madri] para serem investigadas pela polícia”.
Brasil barra 28 estrangeiros por dia.
O governo espanhol afirma que as exigências feitas aos brasileiros são requisitos de entrada do espaço Schengen, ao qual o país pertence.
Também nesta segunda, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que o Brasil barra em média a entrada de 28 estrangeiros por dia.
02 de abril de 2012
Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário