"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de abril de 2012

MORADORES DENUNCIAM HELIPONTO ILEGAL USADO POR SERGIO CABRAL EM LARANJEIRAS


Liderados pelo síndico do Edifício Guarapes, Luiz Fernando Araujo, moradores de Laranjeiras denunciam que está começando uma obra de ampliação de um heliponto irregular, situado no Parque Guinle, junto ao Palácio Laranjeiras, que vem sendo ilegalmente usado pelo governador Sergio Cabral, ao invés de utilizar o heliponto do Bope, que fica bem próximo ao palácio e não incomoda ninguém.

Os trabalhos já foram iniciados no heliponto irregular, que é usado diariamente não só pelo governador, mas também por sua família e seus auxiliares, de manhã, à tarde e à noite, 365 dias por ano.

Já houve denúncias à Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e à Divisão de Fiscalização de Infraestrutura Aeroportuária (DFIS – RIO). Foi aberto um processo e ficou comprovado que o local é impróprio para pouso e decolagem de helicópteros, mas o governador diz que ninguém conseguirá impedi-lo de usar o local como heliponto, e estamos conversados.

Os moradores já cadastrarami mais de 20 reclamações no site da ANAC, que eles chamam de ANARQ ( de Anarquia ), e nenhuma delas prosperou. Enviaram denúncia ao jornalista Ricardo Boechat, da BandNews, e ele, consultando a ANAC, descobriu que os voos do governador Cabral são considerados como de “segurança”, o que retira toda e qualquer possibilidade de proibição.

Os moradores então entraram com uma representação no Ministério Público, e até agora nada. Não acreditam que algo aconteça, a não ser que caia um helicóptero no local, vitime várias autoridades, e saia no noticiário nacional. Aí é capaz de tomarem alguma providencia a respeito.

Já houve vários riscos para os moradores, que têm de conviver com o barulho ensurdededor e a poeira levantada pelas hélices das aeronaves, em plena área de reserva florestal. Vários helicópteros apresentaram defeitos e recentemente, num dia de chuva e ventos fortes, uma dessas aeronaves quase colidiu com o prédio situado na Rua Paulo César de Andrade, 296.

Mas quem manda é mesmo o governador, as demais autoridades se omitem, e fica tudo por isso mesmo.

02 de abril de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário