"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SEI NÃO, BARBOSA, MAS SE FOR VERDADE, JÁ COMEÇOU MAL.


                    Repórter não tem cor. Nem juiz tampouco.

Deu na Folha:
 
“Descontente com uma pergunta feita por um repórter negro, o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse anteontem que o questionamento reproduzia estereótipos repetidos por jornalistas brancos. ‘Eles [os demais jornalistas presentes no momento da frase, brancos] foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?’, disse Barbosa.
 
O jornalista Luiz Fara Monteiro, da TV Record, havia perguntado a Barbosa se ele estava ‘mais tranquilo, mais sereno’ após a primeira sessão presidindo a corte. O relato foi publicado no mesmo dia no ‘Blog do Noblat’, do jornal ‘O Globo’. Barbosa falava para um grupo de repórteres em ‘off’, jargão jornalístico para designar informação em que a fonte se mantém anônima. Com a divulgação no blog do diário carioca, a Folha avaliou não haver mais o compromisso de preservar o ‘off’.
 
‘Nesses dez anos, o ministro Joaquim botou para quebrar aí, quebrou as cadeiras? Gente, vamos parar de estereótipo, tá?’, queixou-se Barbosa, segundo o blog. ‘Logo você, meu brother!’, disse então ao repórter. ‘Ou você se acha parecido com a nossa Ana Flor [repórter da agência Reuters, que é branca]? A cor da minha pele é igual à sua. Não siga a linha de estereótipos porque isso é muito ruim. Eles foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?’. Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria de Barbosa disse que o ministro não iria comentar.”
 
Fala sério, Barbosa, que babaquice!
23 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário