Saiba quais são as cidades com os piores índices de qualidade do ar do mundo
Frequentemente um nevoeiro espesso e amarelado toma conta de Pequim, dificultando até mesmo a simples visão do outro lado da rua. Porém, a terrível nuvem de fumaça que encobriu a cidade na semana passada era tão poluída que fez com que o leitor de qualidade do ar de um aparelho no teto da Embaixada dos EUA indicasse o nível “acima do limite”.
Leia também: Poluição do ar em Pequim: o dia mais negro
A embaixada utiliza o índice de qualidade do ar da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, que mede a concentração de partículas menores de 2,5 microgramas. Tais partículas são pequenas o bastante para serem inaladas e causam danos aos pulmões.
A leitura do índice de qualidade do ar alcança até 500 microgramas de concentração de partículas. Uma vez, um recorde de leitura de 886 foi atingido. Uma leitura de 100 microgramas é considerada nociva a pessoas sensíveis, já acima de 400 é considerada perigosa a todos.
Tais tipos de leituras independentes vêm pressionando autoridades a liberar informações mais detalhadas sobre o assunto. Há um ano, autoridades municipais de Pequim cederam à pressão pública e pela primeira vez passaram a divulgar níveis de poluição baseados na medida de 2,5 microgramas de concentração de partículas.
Contudo, Pequim não é a cidade mais poluída da China. O duvidoso troféu fica com Lanzhou, ao noroeste da província de Gansu, atrás apenas de Ludhiana, na Índia.
Este mês o Ministério de Proteção Ambiental da China anunciou que 74 cidades começarão a acompanhar e relatar os níveis de poluição.
19 de janeiro de 2913
Fontes:The Economist-Choked
Nenhum comentário:
Postar um comentário