Troféu Algemas de Ouro ‘premia’ mais corrupto de 2012 no domingo. Evento será realizado às 15h no Leblon, na Zona Sul do Rio. Demóstenes Torres, Lula ou Eduardo Azeredo são favoritos ao título
Demóstenes Torres, Lula ou Eduardo Azeredo? O ex-senador, o ex-presidente e o deputado estão entre os favoritos ao título de personalidade mais corrupta de 2012. O vencedor será conhecido em um evento marcado para este domingo no Leblon, na Zona Sul do Rio. Os três políticos aparecem entre os mais votados pelos internautas que acessaram a enquete no Facebook até a última terça-feira, quando a eleição foi encerrada. A premiação simbólica dos campeões será às 15h, na esquina da Avenida Ataulfo de Paiva e Rua Carlos Góis. O campeão receberá um “cheque” gigante no valor estimado da quantia “roubada” dos cofres públicos.
Os votos de usuários falsos estão sendo verificados com a ajuda dos eleitores, que, por meio de comentários na rede social, indicam os eleitores repetidos, perfis com nomes diferentes e fotos iguais e sequências de votos vindos do exterior de perfis criados há poucos dias e com quantidade irrisória de amigos e interações. Além disso, os votos visíveis foram fotografados e analisados pela coordenação. Caso o Facebook não disponibilize todos os votos, a coordenação usará o critério de amostragem e fixará a margem de erro.
Além de Demóstones, Lula e Azeredo, aparecem entre os mais votados o ex-governador Paulo Maluf e o governador do Rio, Sérgio Cabral. Os demais candidatos eram a ex-ministra Erenice Guerra, o ministro Fernando Pimentel, o empresário Fernando Cavendish, o senador Jader Barbalho e o ex-governador José Roberto Arruda.
A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro, realizada no ano passado, foi vencida pelo senador José Sarney, com 60% dos 7 mil votos. Este ano, Sarney ficou de fora por ser considerado hors concours. As Algemas de Prata ficaram com o ex-ministro José Dirceu. E as de bronze ficaram com a deputada federal Jaqueline Roriz.
19 de janeiro de 2013
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário