"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 14 de maio de 2013

ADEUS ÀS ILUSÕES

 

Parlamentares experientes dizem que são “pueris” as ameaças do governo ao líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por causa da MP dos Portos. Alegam que ele não está só e que há outros partidos aliados apoiando a emenda aglutinativa, notadamente o PSB e o PR.

Quanto às ameaças de demissões, avaliam que seria um erro, pois aliados que hoje estão contra essa MP amanhã estarão a favor de outra, e vice-versa. E, se esse modelo virar regra, o “demite e nomeia” não teria fim.

Baseados na experiência dos governos Fernando Henrique e Lula, explicam que, quando a oposição é frágil, os interesses conflitantes na sociedade se organizam no interior da própria base governista.

14 de maio de 2013
Ilimar Franco, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário