"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 25 de junho de 2013

INVESTIMENTOS CAÍRAM 3,7% E AS DESPESAS DE CUSTEIO SUBIRAM 16%

Contas públicas: custeio sobe, investimento cai

A consultoria Rosenberg Associados analisou os números das contas públicas e o resultado é desanimador. 
 
De janeiro a maio, em relação ao mesmo período de 2012, houve aumento da arrecadação de apenas 0,8%, em termos reais, e alta do gasto público primário de 6%, descontando os juros da dívida pública.
 
Mas os dois indicadores que mais chamaram atenção foram os investimento, que caíram 3,7%, e as despesas de custeio, que subiram 16%.
 
Nos cinco primeiros meses do ano aconteceu tudo o que não se desejava: queda do investimento, baixa arrecadação, e aumento de gastos de custeio.

25 de junho de 2013
Miriam Leitão - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário