"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 26 de julho de 2013

40% DOS ELEITORES NÃO SABEM EM QUEM VOTAR PARA PRESIDENTE, E TUDO PODE ACONTECER... (DE PIOR!)



As eleições para presidente da República serão em realizadas em 2014, mas se o pleito fosse hoje, 40% dos eleitores afirmam não saber em quem votariam. Os dados são da pesquisa do Ibope Inteligência, realizada de 11 a 14 de julho, com 2002 eleitores, em 140 municípios do país.

Entre os diversos cenários apresentados  a 2002 eleitores, em 140 municípios do país, entre os dias 11 e 14 de julho de 2013, os resultados indicam que o favorito, disparado, é o ex-presidente Lula (41 pontos). Se ele não for candidato, a preferência é por Dilma Rousseff (30 pontos).

Marina Silva é sempre bem cotada e chega a 22 pontos, deixando Aécio Neves em terceiro, com 13 pontos. Depois, vêm Joaquim Barbosa (6 pontos) e Eduardo Campos (5).

A análise da pesquisa fica prejudicada porque no PT todos sabem que o candidato será Lula. Sabem também que Dilma Rousseff nem disputará eleição, pois teria de se desincompatibilizar em 4 de abril de 2014 para disputar uma vaga no Senado ou na Câmara Federal, mas ela não largará o Planalto de forma alguma. Ficará na História como a primeira mulher a chegar à Presidência da República sem jamais ter disputado eleição nem para síndico de prédio.

De toda forma, os diferentes partidos de oposição estão animados. Como Lula e Dilma estão em queda, é até possível que Joaquim Barbosa se anime a concorrer e assim fica praticamente definido que haverá segundo turno. E aí, meus amigos, segundo turno é outra eleição e tudo pode acontecer. Até mesmo Lula ser derrotado, o que é possível, mas ainda bastante improvável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário