"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 25 de julho de 2012

COISAS DE MATAR...

Tá bom, essa aí do lado é uma coisa de matar. Moto mata mesmo. Mata no trânsito, mata o piloto, mata o transeunte, mata a vítima de assalto, mata o assaltante, mata a quem atropela, mata quando é atropelada. Moto mata.
Reprodução/Internet
Mas cigarro também não é mole. Mata quem fuma, mata quem pensa que não fuma. Mata o fumante ativo e mata o pobre do passivo. Cigarro mata.

Menor mata. Menor no Brasil mata gente grande, mata gente inocente, mata bandidos, mata por matar; mata por saber que morre de rir porque é mais imune que político impune. Menor mata por prazer, mata por ele mesmo, mata pelos maiores que o mandam matar. Menor mata.

Polícia mata. Polícia mata bandido, mata gente boa, mata traficante, mata motorista em barreiras da Lei seca, mata por dá cá aquela palha; polícia mata polícia. Polícia mata.

O Brasil de hoje é de matar! E se você duvida, vá passear na praça às nove da noite; naquela praça ali no centro de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, de Goiânia, de Belo Horizonte, de Porto Alegre, Curitiba, Salvador a terra do Senhor do Bonfim que já virou premonição... Vá passear na praça em qualquer capital, ou cidade maiorzinha... Vá, mas não esqueça, o Brasil é de matar.
 
25 de julho de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário