"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"AUTOINSUFICIÊNCIA": A PETROBRAS, OS TRAPACEIROS DO PT E SEUS SABUJOS, OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS

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Em inúmeras oportunidades comentei aqui no blog que toda aquela história de pré-sal era marketing de Lula e seus sequazes.
E sob o governo do PT a Petrossauro se transformou no maior cabide de emprego dos sindicaleiros da CUT.
 
O Brasil continua importando gasolina e óleo diesel. Este é preço que se paga por ter um governo socialista associado a um bando de empresários que nunca souberam viver longe das tetas estatais. São capitalista da boca para fora.
Aliás, eu os conheço muito bem. Nunca passaram de um bando de sabujos que nunca aplicaram em inovação e sempre viveram às custas do erário. Nunca foram capitalistas, mas estatistas.
Sob o governo do PT, encontraram o paraíso. E a única coisa certa que o Apedeuta falou até hoje é que esses capitalistas de araque nunca ganharam tanto dinheiro como agora. É claro, passaram a ser os principais apoiadores dos petistas. São seus sócios nessa diabólica empreitada de destruição e atraso.
Repito: o empresariado brasileiro é incompetente. E desafio que me provem o contrário. Seu silêncio ante a incompetência do governo e o marketing mentiroso são por si só são a prova do que eu afirmo.
Está aí a Petrobras uma estatal que só dá prejuízo ao Brasil. Entretanto, não se ouve um pio do empresariado em favor de privatizar esse monstrengo e seu marketing mentiroso propalando a autossuficiência na produção de combustíveis.
E o pior de tudo é que a grande imprensa quando fala sobre o assunto patina na mesma conversa mole de sempre à espera de caraminguás da Petrobras. No máximo veicula press-releases da estatal, fazendo um vergonhoso lobby em favor dessa empresa. É algo inacreditável essa postura dos jornalistas da grande mídia e seus patrões todos de olho nas tetas do Estado brasileiro.
Transcrevo como segue, matéria que está na site da revista Veja, que também não aprofunda o assunto e fica apenas transformando em matéria jornalística dados oficiais. A caixa-preta continua lacrada. Leiam:
A gasolina foi a grande vilã da balança comercial de petróleo e derivados em 2012, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apesar de o gasto maior continuar sendo com o óleo diesel, em 2013, o país, sobretudo a Petrobras, teve uma despesa recorde com a aquisição de gasolina.
 
Foram gastos 3 bilhões de dólares para comprar 3,8 bilhões de litros do combustível no exterior, o maior volume da série histórica da agência, iniciada em 2000. Também os gastos foram os maiores já registrados, 82% superiores aos de 2011.
 
Diante da incapacidade de produzir mais derivados no curto e médio prazos, o Brasil vê distanciar-se ano a ano o sonho da autossuficiência em petróleo e derivados.
 
O então presidente Luis Inácio Lula da Silva, com a descoberta do pré-sal, chegou a comemorar um futuro próximo em que o Brasil participaria do seleto grupo dos grandes exportadores mundiais.
 
O cenário deve melhorar com a entrada em operação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, em 2014, segundo a previsão da Petrobras.
Ainda assim, o aumento de capacidade não será suficiente para cobrir o crescimento da demanda e o país tende a continuar precisando comprar no exterior o volume que é incapaz de produzir, projetou Vitto.
 
Pelas contas de Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de InfraEstrutura (CBIEE), o país importa, hoje, 11% do total consumido de combustível.
 
A balança comercial do grupo de combustíveis e lubrificantes é deficitária em 9 bilhões de dólares - considerando um gasto com importação de 35,3 bilhões de dólares e receita com exportação de 26,2 bilhões de dólares, segundo dados de Lia Valls, especialista em comércio exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
 
A despesa com a importação de gasolina é crescente desde 2010 - tendo passado de 70,6 mil dólares em 2009, para 285 milhões de dólares em 2010 e 1,6 bilhão de dólares em 2011.
 
Desde 2005, o país não importava o combustível continuamente, mês a mês, sem interrupção e em grandes volumes, como ocorreu no ano passado.
 
Em 2012, foram adquiridos no mercado internacional 73% mais gasolina do que em 2011.
 
O auge da importação foi registrado no mês de novembro, com 640 milhões de litros, embora a maior variação em um mês em comparação a igual mês do ano anterior tenha ocorrido em janeiro, quando foram importados 314,5 milhões de litros, ante 1 mil litros adquiridos em janeiro de 2011.
 
 
14 de fevereiro de 2013
in aluizio amorim

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