"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 21 de junho de 2013

APROVEITEM A OCASIÃO

  
 
Semblantes carregados, advertiram, no entanto, com ares de tutores que pretendem ensinar aos discípulos que qualquer concessão implica numa espécie de penalização, que a benesse teria consequências no nível de investimentos dos respectivos estado e municípios.
 
Seria interessante, portanto, aproveitarem a ocasião para melhorarem o nível de transparência de suas administrações, exibindo, por meio das redes de comunicação às quais têm acesso quase irrestrito, de maneira didática e objetiva, planilhas de seus fluxos de investimento e desembolso físico-financeiros, de modo a manter os munícipes e cidadãos, eleitores, afinal, bem informados, o que certamente orientaria a sociedade na organização de futuros movimentos e desobstruiria os canais de comunicação entre a população e os gestores da massa de impostos que devem reverter em benefício dela, que é quem, afinal, os paga e paga bem.
 
Não deixem escapar essa ocasião tão propícia a um exemplar diálogo entre governantes e os contribuintes que lhes deram um cheque em branco. E não se iludam: os métodos de negociação mudaram e quem hoje se manifesta, a menos da inevitável minoria vândala, sabe quais são os problemas e quer vê-los resolvidos ou equacionados, não acreditando mais nas vias de negociação às quais nossos rançosos políticos estão habituados. 

21 de junho de 2013
Paulo Roberto Gotaç  é Capitão-de-mar-e-guerra reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário